sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Educação do cachorro depende do dono




"Colabore: recolha o cocô de seu cão, Você pode ser a próxima vítima"
e
"Srs. Cachorros: avisem os seus donos que é feio deixar de recolher o cocô da calçada"

Como sente-se envergonhada quando seu cachorro suja a rua, a aposentada Luiza Terezinha Leme, 50, sempre sai de casa munida de saquinhos do supermercado. "Deixo os saquinhos ao lado da coleira para não esquecê-los", conta ela, que critica os donos de animais que não se preocupam com o problema.

"É uma falta de respeito com os animais e com as outras pessoas", reclama. O estudante Carlos Cerqueira Iavelberg também faz questão de recolher os dejetos deixados por Lisa, uma cadela da raça labrador. Para ele, levar sacos plásticos para o passeio é prático, não dá trabalho e é obrigação do proprietário do cachorro. "O dono precisa aprender que fezes espalhadas podem trazer danos tanto ao homem quanto ao animal."

O mau cheiro e a falta de higiene não são as únicas consequências do descaso de alguns proprietários de animais. "A preguiça do dono pode causar problemas de saúde para as pessoas, pois as fezes atraem moscas, veiculadoras de várias doenças, e facilitam a propagação de bactérias. Os animais também podem ser prejudicados, contraindo viroses ou verminoses", explica a veterinária Silvia Parisi.

No homem, são comuns as doenças provocadas por parasitas cujos ovos estão presentes nas fezes dos cães, alerta o infectologista Arary da Cruz Tiriba, professor da Unifesp. "Essas doenças podem ser transmitidas por contato e até pelo ar", afirma o médico.

Produtos simplificam a tarefa
A maioria das pessoas que recolhe as fezes de seus animais de estimação recorre aos saquinhos plásticos das compras do supermercado. Mas há produtos especiais para essa tarefa, que mantêm o dono à distância dos dejetos.

Nas lojas de artigos para animais (leia alguns endereços ao lado), são vendidos saquinhos apropriados com pazinhas ou pegadores de plástico em vários modelos e de diferentes marcas. Um desses produtos é o Quick WC, um coletor de papelão em formato de pá. Há também pinças plásticas que vêm acompanhadas de sacos plásticos descartáveis, como o Easiscoop e o Nippy.

Sem falar no fato de que muitos cães confundem cocozinhos de outros cachorros com petiscos e os comem.. o que não é nada saudável e muito menos higienico.

"E cabe dizer que ñ existe cachorro-porco, o que existe é dono-porco.
Portanto, se você não é um, limpe o cocô do seu cachorrinho sempre que o levar para passear.
O MUNDO INTEIRO AGRADECE"

Um comentário:

  1. eu consegui recentemente um catador especial, onde coloca-se um saco plático encaixado num suporte que apertando uma alça abre um bocal em baixo e recolhe-se então o coco e soltando a alça fecha o compartimento e o coco fica automaticamente dentro da sacola qeu é então tirada do suporte, fechada e descartada, o suporte permanece limpo. é muito igiênico, comprei num pet aqui em brasília

    ResponderExcluir