terça-feira, 30 de março de 2010



Homenagem a uma cachorrinha muito querida, doce e meiga q se foi.
A Scooby, foi do meu pai, morou na nossa antiga casa e sempre foi extremamente carinhosa, brincalhona e beijoqueira.
Fugia sempre que escutava fogos de comemoração, destruía bolinhas de borracha, e me lembeijava muito toda vez q eu ia visitá-la.
Scooby, vai brincar com a Xandra ai no céu...cuidem e protejam uma à outra...um dia a gente se vê.
Vou sentir saudades de você querida!!!
lambijos no focinho
Lu

sábado, 27 de março de 2010

TEXTO ESPECIAL PARA CÃES ABUSADOS




Prender na porta da geladeira, bem baixo, à altura do focinho:

Caros cachorros,
Os pratos com marca de pata são seus e contêm a sua comida. Os outros pratos são meus e contêm a minha comida. Obs.: meter a pata no meio do meu prato não faz com que ele se torne seu, e eu também não acho esteticamente agradável.

A escada não foi projetada pela NASCAR e não é pista de corrida. O objetivo não é ver quem chega primeiro. Derrubar-me também não ajuda porque eu caio mais depressa do que você corre.

Não posso comprar uma cama maior do que a que já tenho. Lamento muito. Não pense que vou continuar a dormir no sofá só porque você quer. Os cachorros conseguem se enroscar que nem uma bola quando dormem. Não é necessário dormir na perpendicular, esticados ao máximo. Também sei que esticar as pernas e, na outra ponta, esticar a língua para ocupar mais espaço, não passa de sarcasmo.

Pela última vez: não existe porta secreta no banheiro. Se, por algum milagre, eu chegar lá primeiro e conseguir fechar a porta, não é preciso arranhar, uivar, tentar virar a maçaneta nem enfiar a pata por baixo da porta para puxá-la. Preciso sair pela mesma porta por onde entrei. Aliás, já uso o banheiro há anos - nunca precisei de ajuda canina para isso!

Xandrinha brincado de esconde-esconde

terça-feira, 23 de março de 2010

As pulgas estão tomando conta do terreno?



A dica é água com bastante sal, salmora mesmo.

Teoria da coisa:
- o ovo de pulga não é afetado pela maioria dos produtos anti-pulgas.
- o ovo fica no ambiente, aguardando a situação propícia para eclodir e gerar nova pulguinha.

- preparar uma salmoura até o sal "precipitar", assim: vai colocando sal na água e misturando.... até chegar aquele momento em que, por mais que misture, sempre fica um pouco de sal acumulado no fundo do recipiente.

- exemplo de utilização ao lavar um piso de canil: aplicar essa salmoura, em quantidade (bastante água) e deixar parado um pouco. Deixa encharcar bem... antes de retirar o excesso de água.

- a membrana que recobre o ovo de pulga é permeável à agua.

- mergulhada nessa salmoura, a membrana externa do ovo vai ser a única separação entre um ambiente muito concentrado (a salmoura) e o ambiente menos concentrado (o interior do ovo).

- por ser permeável à agua (ou seja, a água pode atravessar a membrana), liquida-se assim os ovos, por osmose.

- a água do interior do ovo atravessa a membrana, indo para o ambiente menos concentrado.
O ovo murcha, vira uma uva-passa....srsrs

É importante que seja salmoura - grande concentração de sal.
E é importante que tenha bastante água, que é o que vai fazer funcionar.
Não adianta sal demais e água de menos.

Esse tipo de truque funciona bem na lavagem de pisos e também em pisos com frestas.

Pode também ser usado na lavagem de "paninhos" - deixar os paninhos mergulhados na salmoura.

Não vai liquidar todas as pulgas do ambiente... mas diminui a quantidade, pois exterminará os ovos dos locais onde for aplicado.

Faça fotos do deu pet!!!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Por Alexandre Rossi

Quando chega visita em casa, seu cachorro salta para cima da pessoa, com as patas sujas de barro? Não dá sossego, pula no colo, morde a mão que tenta lhe fazer um carinho, late sem parar ou, pior, usa a perna das pessoas para esboçar atos sexuais? Ou tem o hábito de regar o tapete da sala com uma bela esguichada de xixi?

Essas atitudes fazem parte do repertório comportamental de cães nada bem-educados quando na presença de estranhos. São cachorros que associam a visita com entretenimento, oportunidade de aprontar, ou simplesmente querem chamar a atenção, por se sentirem enciumados ou ignorados.

Muitos donos não entendem por que o cão, muitas vezes comportado, se transforma no diabo-da-tasmânia quando chega estranho em casa. É importante observar que ele entende o contexto do que acontece. No dia-a-dia, quando seu cão apronta, você constata o flagrante e já lhe dá uma boa bronca, mas, diante da visita, fica chato soltar aquele berro costumeiro. Aí, pronto! O cachorro percebe que a bronca não vem e transforma esses momentos em ótimas oportunidades para aprontar!

Muitas pessoas conseguem resolver tais problemas sem lançar mão de punições. Há métodos inteligentes e muito eficientes que oferecem alternativas de comportamento para o seu cão, o que não quer dizer que a punição nunca seja necessária.

Em primeiro lugar, você deve ensiná-lo a se comportar bem com você e as demais pessoas da casa para ser bem-sucedido diante das visitas. Não se iluda achando que seu cão ficará obediente durante uma ceia especial se ele costuma latir todos os dias durante o jantar, ou que ele não vá pular e sujar as visitas de barro se é assim que ele recebe você diariamente.

Temos de entender que, quando os cães apresentam determinados comportamentos, eles não querem nos irritar, apenas chamar a atenção.

Um bom truque é escolher um brinquedo que pertença ao seu cão e, sempre que ele tentar chamar a sua atenção com esse brinquedo, pare o que estiver fazendo, corra atrás dele, brinque ou chame-o pelo nome, inclusive quando você estiver recebendo visitas.

Assim, quando ele estiver carente, querendo atenção e carinho, irá brincar ou destruir o tal brinquedo, e não atacar móveis ou almofadas.

Antes que o cão venha urinar ou defecar dentro de casa na presença de visitas, a dica é, assim que perceber suas atitudes, recompensá-lo com atenção e petiscos. Apesar de ser obrigado a deixar a visita sozinha para dar a recompensa ao bicho, você não terá de enxugar o tapete da sala nem pedir desculpas pelo mau cheiro.

Agora, o que fazer quando o cão tenta copular com a perna da visita? Nesse caso, a ação deve ser impedida exatamente no momento em que começa, já que cada segundo que passa o cachorro estará sendo recompensado pelo próprio prazer gerado pela atividade. O simples fato de seu cachorro ser interrompido de forma brusca, e no instante exato em que iniciar "aquela atividade", já cria grandes chances de resolver o problema.

Espirrar água

Em caso de insistência do cão, e ele não largar a perna da visita, espirrar água na cara dele (cuidado para não atingir os ouvidos), pode ser uma saída mais imediata e refrescante. Porém, lembre-se de não fazer isso em tom de brincadeira, pois em pouco tempo ele vai adorar e querer repeteco.

Misturar substâncias amargas à água para aumentar a eficiência da bronca. Nesse caso, é melhor consultar o veterinário sobre o que usar, para não provocar alergia. As mais inofensivas são a citronela (pura, sem óleo) e alguns produtos amargos

quarta-feira, 17 de março de 2010



“Estamos sendo adestrados e adestrando os outros o tempo todo. infelizmente muitas vezes, sem saber, estamos adestrando as pessoas a não fazer o que gostaríamos que fizessem.”
- ALEXANDRE ROSSI
“Aprendi com os bichos que recompensar comportamentos corretos é a melhor forma de alterar hábitos. hoje procuro fazer isso com todos à minha volta”
- ALEXANDRE ROSSI

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cuidados com seu cão nos dias quentes




Nunca deixe o seu cachorro sozinho no carro - a temperatura dentro de um automóvel sobe rapidamente e a variação na temperatura do ar pode comprometer seriamente a saúde do seu peludo. É importante lembrar que enquanto nós temos mecanismos extras para mantermos a temperatura do nosso corpo estável, como por exemplo suando pela pele, os nossos amigos peludos não possuem o mesmo artifício.

Os cães fazem troca de calor pela respiração e precisam trocar o ar quente de “dentro deles” pelo ar frio.

Por isso é tão importante que o seu amigo esteja sempre em um local bem ventilado. Uma pequena abertura no vidro do carro não é suficiente para a temperatura interna do veículo se manter adequada.

Nunca deixe o seu cachorro preso no sol – o princípio é o mesmo do erro que é manter um cachorro dentro do carro durante um dia quente. Neste caso o cão exposto ao sol precisa realizar um esforço muito maior para poder diminuir a temperatura do corpo, do que estivesse deitadinho em uma sombra gostosa.

Cuidado com o calor nas patas – O pessoal que gosta de caminhar pelas calçadas e ruas, fazendo jogging ou caminhadas, não deve se esquecer que o cão não usa tênis, e o calor do chão pode queimar seriamente as patas dele. E mesmo que você esteja caminhando por lugares sob a sombra, tenha cuidado com terrenos muito acidentados, principalmente se o seu peludo costuma viver em um piso liso, pois é provável que a patinha dele seja muito mais fininha do que a gente imagina.

Pele muito branca – Outro cuidado especial é necessário para donos de peludos que possuem a pelagem branquinha e a pele muito rosa. Tal como nós os caninos também estão expostos aos efeitos nocivos dos raios solares. Em caso de dúvidas, converse com o seu veterinário para saber se é preciso usar algum tipo de proteção solar, especialmente em áreas como focinho, orelhas, e patas.

E aproveitando a visita ao veterinário, converse com ele sobre dois problemas que são mais comuns do que a gente pensa e que podem não só afetar a qualidade de vida do seu bicho, como pode levá-lo até a morte. Os possíveis danos causados nas articulações do seu cão (principalmente em filhotes, cães idosos, ou cães com displasia) quando não obedecemos os limites naturais de resistência do bicho. Não exceda a quantidade diária de exercícios recomendada pelo veterinário, e evite deixar o seu cão trotando ou correndo em pisos muito duros (asfalto ou concreto), e também em pisos muito irregulares.

Torção gástrica - Nunca leve o seu cão para se exercitar vigorosamente depois de se alimentar ou depois de beber muita água. A torção gástrica normalmente acontece quando o estômago do nosso cão está cheio, propiciando que o órgão se torne um pêndulo, girando e torcendo sobre si mesmo. Também não deixe o seu cão beber muito ou comer logo após voltar de uma seção de “academia na praça”, principalmente se ele estiver ofegante.

Lembre-se sempre que o seu cão é tão indefeso quanto uma criança de colo. Ele não tem como se expressar verbalmente e avisar que está cansado, tem sede, está com calor, ou se sentindo mal. É preciso que estejamos atentos aos nossos amigões para entendermos o que eles querem nos dizer, porque às vezes os sinais são sutis. Em caso de dúvidas, a pessoa mais indicada e mais informada para lhe ajudar a cuidar bem do peludão é o seu veterinário de confiança. Não hesite em perguntar a ele, nem de pedir ajuda se for preciso.
TEXTO- http://www.bitcao.com.br/cachorro-44.htm

Você sabia que dentes limpos garantem mais anos de vida para o seu bichão?



- Quantos dentes o cachorro tem?

Os filhotes possuem 28 dentinhos de leite. Isso mesmo, os filhotes possuem dentes de leite que começam a cair por volta dos 3 meses e meio de idade. Logo em seguida começam a aparecer os dentes definitivos que na maioria das raças são 42. O cães costumam estar de “dentadura” totalmente nova, ou seja com os dentes definitivos totalmente posicionados por volta dos 7 meses de idade.

-

A falta de escovação da boca do seu peludo causa mais do que o famoso bafo-de-onça, ela ajuda na proliferação de bactérias que criam as placas bacterianas, o acúmulo de tártaro (uma crosta amarelo-amarronzada que aparece principalmente nos dentes caninos e molares dos cães), e mais do que isso, podem provocar doenças em outros órgãos do corpo do nossos peludos, como infecções no coração, doenças no fígado e nos rins.

Tal como nós, nossos peludos podem desenvolver doenças na boca, pela falta da escovação e pela falta de tratamento em um veterinário. Algumas destas doenças são:

Gengivite: inflamação das gengivas que pode se transformar em periodontite. Os sintomas da gengivite são sangramentos e vermelhidão da gengiva, desconforto e dor, além de dificuldade em mastigar.

Periodontite: mais séria do que a gengivite, a periodontite é uma infecção que pode se espalhar pelos tecidos e pelos ossos em que as raízes dos dentes se prendem. O comprometimento destes ossos pode levar a perda dos dentes e é irreversível.

- O tártaro acumulado nos dentes dos cães podem causar infecções que podem levar a morte?

Uma boca doente não se resume apenas a um bafinho ruim de doer, nem mesmo se resume apenas a boca do seu cão. O coração, o fígado, os rins, o trato intestinal e até as articulações de nossos amigões podem ser afetados. O tártaro e a infecção da boca contém várias bactérias que podem se espalhar e se desenvolver em outras partes do corpo. Somente o cuidado regular dos dentes do seu bichão e visitas periódicas ao veterinário podem prevenir problemas mais sérios.

- Você sabia que não se pode usar pasta de dentes de humanos em cães?

É preciso lembrar que o cão não tem como enxaguar a boca e cuspir a pasta de dente, como a gente faz. O flúor contido na nossa pasta de dente faz mal se for engolido, e os componentes da pasta de dentes humana (como alguns detergentes, por exemplo) podem causar irritações no estomago dos nossos cães. Veja com o veterinário qual a pasta de dente que ele reconda.

- A escova de dentes também precisa ser especial.

Os cães têm a gengiva bastante delicada e sensível. Usar uma escova de dentes inadequada pode machucá-los, causando desconforto e dor. O ideal é usar uma escova apropriada, ou uma “dedeira” que é uma escova de borracha que você coloca no dedo e massageia e escova os dentes do seu peludo com a maior facilidade.

- Mas qual é a melhor idade para começar a escovar os dentes do cão?

De acordo com a American Veterinary Dental Society (AVDS) 80% dos cães com 3 anos de idade possuem alguma doença oral. Quanto mais cedo você começar a ensinar o seu filhote a deixar escovar os dentes, melhor.

Ao ensinar o seu filhote a relaxar e deixar ter seus dentes escovados e a gengiva massageada, você estará contribuindo para que ele tenha uma vida mais saudável, mas também estará desenvolvendo um importante trabalhado na educação e na relação entre vocês dois. Relaxar e deixar o dono “esfregar” a boca é um sinal de confiança e de submissão (no bom sentido) por parte do filhote. Este ritual ajuda a você manter o seu papel de líder, e se for executado de forma correta, diminui as chances do seu peludo se tornar agressivo e fora do controle sempre que tiver que ser examinado, contido, ou manipulado.

- E como acostumar o cão a deixar ter seus dentes escovados?

Escolha um local calmo, sem distrações e em um horário que seja tranqüilo para você e para o peludão. Nada de querer fazer as coisas com pressa.

Deixe o cão se acostumar aos poucos com esta estória nova. Durante os 3 primeiros dias apenas ofereça um pouquinho da pasta de dentes Dental Guard ou outra que seu veterinário indicar no dedo e deixe o peludo lamber a vontade. Aproveite para fazer um cafuné no bichão.

Nos próximos 5 dias coloque um pouquinho da pasta no seu dedo, acomode o bichão no seu colo, ou na posição preferida dele para receber carinhos, e massageie o seu dedo na gengiva dele por uns 5 segundos. Não use a dedeira ainda, nem é preciso "escovar” toda a boca.

Comece massageando apenas os dentes da frente ou uma das laterais da boca. Observe o ponto que o seu cão fica mais relutante em deixar escovar e a cada dia dedique um segundo a mais justamente neste ponto. Termine a massagem da gengiva sempre no ponto da boca que ele fica mais relaxado. Ao final desta breve seção faça bastante carinho e ofereça um pouquinho de água para nosso amigão.

É hora de introduzir a dedeira de borracha. Repita o programa de 5 dias como foi descrito no item 3, desta vez usando a dedeira.

Você já está trabalhando a 13 dias neste intensivão e já deve ter conquistado alguns progressos. Se o seu peludo já aceita bem a escovação, vá em frente e trabalhe a boca toda, pelo menos 2 vezes por semana. Se vocês ainda precisam de algum tempo para se adaptar ao ritual da escovação, procure dividir a tarefa em duas etapas. Escove uma metade da boca primeiro, e então libere o peludo para brincar ou fazer qualquer outra coisa. Em uma outra hora do dia que vocês estejam relaxados novamente aproveite para escovar a metade que ficou faltando. Mantenha este esquema até o seu peludo começar a aceitar a escovação com naturalidade.

Enquanto o seu peludo estiver se acostumando a ter os dentes escovados, tenha o cuidado de parar a sessão antes dele ficar irritado e irrequieto. Se ele desconfiar que dando chilique vai se livrar da escova de dentes, vai ficar cada dia mais difícil de tratar da boca do bichão.

Escove sempre de uma maneira bem gentil e sem fazer força contra a gengiva de seu peludão.

Faça movimentos circulares lentos e certifique-se de massagear a linha da gengiva, além da parede dos dentes.

Certifique-se de escovar os dentes do fundo da boca e os caninos, pois é neles que as placas se formam mais freqüentemente. Também não se preocupe em escovar os dentes pelo lado de dentro da boca do bichão, pois as placas e o tártaro normalmente se aderem na face externa dos dentes.

Use uma porção pequena da pasta de dentes para cães para cada lado da boca o seu bichão

Sempre termine cada sessão fazendo um belo carinho no seu peludo.

Escove os dentes do peludão pelo menos 2 vezes por semana.

- E quais são os benefícios para o comportamento do cão?

Como a gente já disse antes, um cachorrinho que é ensinado a ser manipulado e examinado com carinho desde pequeno tem muito menos chances de desenvolver sinais de agressividade por dominância contra seu próprio dono.

Ao começarmos a educar um filhote com apenas 60 dias de vida é fisicamente muito mais fácil de segurá-lo na posição correta e de controlar qualquer tentativa de não se deixar submeter. Com calma e firmeza, ao escovarmos os dentes do peludo, estamos passando uma mensagem para ele de que somos fisicamente mais fortes (em que se tratando de certas raças deixará de ser verdade em muito pouco tempo, mas o peludo nunca vai saber disso), que somos “autoritários” como os bons líderes devem ser, mas que também somos confiáveis, pois não iremos machucar o nosso amigão.

Se o seu cão se tornar realmente difícil para escovar os dentes, mesmo seguindo todas as nossas orientações, é provável que você precise de um profissional para lhe ajudar a avaliar os possíveis desdobramentos deste comportamento no futuro, e aproveitar para traçar um plano para evitar que o cão se torne fonte de medo, intimidação, ou tristeza para a família.

Ao deixar ter seus dentes escovados, o filhote, ou mesmo um cão adulto, vai se tornando cada vez mais relaxado quando precisar ser manipulado pelo veterinário, ou pelo tosador, sem falar pelo próprio dono. Ficar calmo, sem se debater, com confiança nas pessoas que estão fazendo a limpeza de seus dentes, facilita muito a vida do peludo e de todo mundo também.

A relação homem/cão fica mais saudável, mais harmoniosa, mais amiga, mais parceira, mais confiável.

Viu como escovar os dentes tem tudo a ver com a a relação entre homem/cão?! é uma maneira não só de cuidar do bem-estar físico do peludo, mas principalmente uma maneira de você se relacionar com ele sem estresse desnecessário, e sem mordidas e mau comportamento no futuro.

- Uma observação:

A escovação regular com a pasta de dentes específica para cães previne a formação das placas bacterianas e do tártaro, mas se o seu peludo já está com os dentes muito sujos, leve-o para uma consulta com o seu veterinário de confiança para avaliar a necessidade de fazer uma remoção profunda. Depende de cada cão, mas normalmente seu amigão poderá precisar de uma limpeza profissional a cada 3 anos.

Consulte sempre o seu veterinário de confiança e siga à risca os conselhos dele. É importante evitar uma limpeza de tártaro prevenindo o problema, mas não fingindo que ele não existe.
Texto - http://www.bitcao.com.br/cachorro-33.htm

Cuidados básicos com seu gato - Escovação dos pelos



Escovar diariamente o animal para retirar pêlos mortos, poeira, e para verificar a presença de parasitas (pulgas, carrapatos, etc.). A escovação no gato é essencial pois, ao lamber-se, ele engole muitos pêlos mortos. Esses pêlos, misturados às fezes, podem formar um fecaloma (bolo de fezes muito duro e ressecado). Habitue seu gato a ser escovado todos os dias.

TIGRÃO

NADA MAIS SINCERO Q UM ABRAÇO CANINO

Declaração Universal dos Direitos dos Animais




Declaração Universal dos Direitos dos Animais

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimescontra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

Preâmbulo:

Considerando que todo o animal possui direitos;

Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;

Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;

Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;

Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;

Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,

Proclama-se o seguinte

Artigo 1º

Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º

1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado.

2.O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais

3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.

Artigo 3º

1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis. 2.Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Artigo 4º

1.Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.

2.toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º

1.Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.

2.Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 6º

1.Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.

2.O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.

Artigo 7º

Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º

1.A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.

2.As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9º

Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º

1.Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.

2.As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º

Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

Artigo 12º

1.Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.

2.A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13º

1.O animal morto deve de ser tratado com respeito.

2.As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14º

1.Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.

2.Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Afghan hound



A primeira menção à raça que hoje conhecemos como Afghan hound se encontra num papiro, datado aproximadamente de 400 a 3000 a . C, achado nas proximidades de Jebel Musa, localizada na pequena península do Sinai, entre o Golfo de Suez e o Golfo de Akaba, local que fazia parte do antigo Egito.
história:
Neste documento o cão é mencionado como hábil caçador e muito aceito pela nobreza. Em túmulos do vale do Nilo também foram encontradas reproduções destes animais. Acredita-se que inicialmente tenha sido presente de um Sheik a Mênfis, tendo recebido o apelido de cara de macaco. Não se sabe exatamente quando a raça se instalou na parte norte do Afeganistão como também não foram encontrados traços de sua passagem pela Arábia ou pela, Pérsia- vias naturais de acesso.
Apesar de confirmada a origem Egípcia, há dúvidas se o Afeganistão fez grandes contribuições para o desenvolvimento da raça. Criado num país montanhoso e vivendo em regiões altas, onde invernos são especialmente severos, o Afghan pouco mudou em suas características marcantes. Pelagem compacta, sedosa, de textura fina e cobrindo todo o corpo; orelhas pendulares e um topete de pelagem sedosa no alto da cabeça. Outra característica hereditária da raça é a sua acomodação a qualquer tipo de temperatura- isto porque além de invernos gelados, o Afeganistão possui verões muito quentes. Dotado de uma excelente visão e grande velocidade, era o cão mais indicado na caça a leopardos e na perseguição a gazelas e coelhos selvagens.

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA:
A sua pelagem longa e sedosa, cresce gradativamente e chega ao auge quando o cão completa 3 ou 4 anos. O filhote possui apenas uma penugem por todo o corpo de textura lanosa, e um característico bigode que geralmente cai após os 12 meses. O corpo é esguio e os ossos ilíacos aparentes, características que o tornam muito veloz. É um cão atlético e necessita de exercícios constantes. Talvez por um reflexo de seu passado de caçador, um Afghan pode fugir em disparada se tiver oportunidade. De temperamento reservado e muitas indiferentes com estranhos, é tido como um cão independente. Porém como as demais raças, é muito apegado ao seu dono, com quem gosta de compartilhar os passeios ou descansos no sofá, a sua coma predileta.
Gosta de viver em grupo, principalmente com outros Afghan. Mas também convive com outros cães tranqüilamente . o Afghan só costuma atacar outros cães se for provocado. Outra característica marcante na raça é a expressão original e o olhar distante, como se tivesse recordando os tempos passados. Daí vem a frase que todo criador fala: "UM AFGHAN NUNCA OLHA PARA VOCÊ, , E SIM ATRAVÉS DE VOCÊ."

CUIDADOS ESPECIAIS:
Para que o cão possa Ter a pelagem completa é necessário alguns cuidados especiais de seu dono. Os banhos devem ser semanais ou no máximo a cada dez dias. Um banho bem dado, com produtos de boa qualidade dispensa as escovações durante a semana. A raça não requer tosa, mas pode ser feito o trimming no dorso e pescoço, pois neste lugares a pelagem é mais curta e lanosa. Uma alimentação balanceada, como uma ração de boa qualidade, e exercícios constantes é o suficiente para se Ter um animal em boas condições.
texto - http://www.saudeanimal.com.br/tipos1.htm

Algumas regras para criar bem um cão



1) Mantenha sempre a vacinação em dia, com V10 (mesma vacina combate 10 viroses) e anti-rábica.

2) Vermifugue seu animal a cada seis meses.

3) Alimente-o com ração de qualidade ou alimentação caseira balanceada.

4) Não deixe jamais seu cachorro solto na rua, pois ele pode se perder ou ser vítima de atropelamentos, envenenamentos, brigas, etc. Identifíque-o, com o RGA e micro-chip.

5) Castre ou não permita a reprodução dos animais, pois já são mais de 28 milhões de cães no Brasil, e boa parte deles abandonados nas ruas.

6) Não compre animais, adote um! Estima-se que, para cada animal comercializado, um é morto na rua ou no centro de zoonoses.


Veterinário Wilson Grassi
http://www.wilsonveterinario.com.br/


Ter um animal em casa é saudável, tanto pra você como para as crianças. Os cães ajudam a desenvolver as capacidades de auto-estima e ensinam as crianças a serem responsáveis e compreensivas. No entanto, uma criança e um cão nem sempre têm uma relação amigável. Os cães filhotes podem ser muito divertidos e simpáticos, mas, exigem muito mais trabalho e disponibilidade de tempo do que um cão adulto, saiba que terá de gastar muita energia para educá-los, e como são mais frágeis, exigem mais atenção. Por outro lado, a raça do animal de estimação, na hora da escolha é muito importante. As raças aconselháveis:
Golden Retriever e Labrador são uma boa escolha para famílias com crianças. Normalmente, são cães muito dóceis e carinhosos e não têm tendência para serem agressivos.
Beagle, no geral, é um cão que gosta de crianças e de outros cães. Adora interagir com outros e, por isso, é excelente para brincadeiras e é muito afetuoso, tolera bem o barulho e a confusão, sem ficar irritado.
Já os Dálmatas além de serem uma celebridade entre as crianças, podem ser grandes companheiros para as brincadeiras, são fáceis de educar e muito protetores.
Os Springer Spaniel inglês são bons em temperamentos, esta raça distingue-se pela sua capacidade em socializar-se e obedecer, são inteligentes, energéticos, brincalhões e corajosos e adoram viver com muitas pessoas.
O Mastiff inglês é um excelente cão de guarda, é ideal para a família, a sua paciência, e inteligência o torna um companheiro fiel, raramente ladra e por ser um cão grande e pesado não é muito dado a grandes correrias.
Nem todos os cães se dão bem com as crianças.
Conheça um pouco sobre as raças e assim você saberá melhor qual você deve evitar e qual se encaixa na sua vida. Existem cães que são ótimas companhias para adultos ou adolescentes, mas, que não são indicados para crianças, já que não gostam de ser tratados de forma bruta ou de serem constantemente provocados. Como em tudo na vida, existem exceções e a relação entre uma criança e um cão depende muito da educação que tanto a criança como o cão recebem.
O Chihuahua é conhecido pela sua personalidade e lealdade, mas não é recomendável para as crianças por causa do seu tamanho e fragilidade; as crianças podem puxar o rabo e machucá-los, o que pode levá-los a morder para se defender.
O Chow é, geralmente, temperamental e tem pouca disposição para brincadeira, apesar do seu ar fofo, é obediente, mas, pouco inteligente.
O Pequinês pelo fato de ser teimoso e ciumento pode levá-lo a ter atitudes mais agressivas; em geral precisam ser treinados para evitar futuros problemas.
Os Yorkshire Terrier são cães adoráveis e fofos, aconselhados para adolescentes e adultos, por serem muito pequenos e frágeis ameaçam morder para se defender. O Terrier Tibetano tem tamanho que pode vir a ser um problema, a convivência com esta raça é aconselhável só para crianças com mais de sete anos. Menos do que isso, pode significar alguns perigos por ser muito frágil e pequeno.
texto - http://www.ruadireita.com/animais-estimacao/info/conhecendo-o-cachorro-e-suas-racas/